Como Ser Feliz... Em Menos de 5 Minutos.

De uma forma geral, só precisamos de duas coisas para sermos felizes:
Progredir e Partilhar.

O que é que isto significa?
Significa que, supridas todas as nossas necessidades básicas de sobrevivência (água, comida, abrigo, saúde...), para nos sentirmos felizes só precisamos ter a percepção que estamos a avançar, a evoluir, a progredir, naquilo que fôr mais importante, ou mesmo essencial para nós:
Carreira, relações pessoais, forma física, saúde, missão de vida, etc...

E para isto acontecer, é fundamental eu perceber e aceitar que há coisas que eu simplesmente não posso mudar. Não posso mudar o sol, não posso mudar a chuva, não posso mudar a economia, não posso mudar os impostos...
A única coisa que eu posso mudar é a mim mesmo, e as escolhas que faço, as decisões que tomo, e a minha própria disciplina em manter-me fiel à minha palavra. Ou seja, ao decidir mudar alguma coisa na minha vida, ser persistente e consistente no rumo que escolhi. Enquanto assim não fôr, qualquer decisão que eu tome no último dia do ano, VALE RIGOROSAMENTE... NADA! E tem também o efeito pernicioso de minar a confiança que as outras pessoas têm em nós, bem como, corroer a nossa própria auto-estima. Porque, por muito que tentemos ignorá-lo, nós sabemos perfeitamente o motivo pelo qual não alcançamos os nossos objectivos. Não progredir acaba por nos fazer desistir, dizendo simplesmente que: "Afinal, não é assim tão importante..." Esta é RENDIÇÃO FINAL, o caminho para a morte dos sonhos, e pode mesmo ser o caminho para a morte do corpo. Não será por acaso que o ano da reforma, é hoje o ano em que mais pessoas morrem. Antigamente, devido à falta de cuidados de saúde, era o ano do nascimento. Mas hoje, é a falta de sonhos, e a falta de progresso do crescimento individual. É por isso que eu digo que: "Um homem sem sonhos, é um homem morto."

Naturalmente, o mesmo é verdade para as mulheres. Mas avançar sozinho, ou investir apenas em mim, não vai fazer-me feliz se eu não puder, ou tiver com quem partilhar a minha vida, os meus sonhos, ou o meu eventual sucesso. Somos animais extremamente sociais, e é por isso que precisamos de partilhar, seja tempo, dinheiro, atenção, conhecimento, trabalho ou um rim. Todos nós precisamos de validação. Uns mais do que outros, precisamos saber que o nosso trabalho, o nosso esforço, o nosso contributo, a nossa dedicação tem significado para aqueles que nos rodeiam, seja familia, amigos ou comunidade. Não gostamos da ideia de sermos dispensáveis. É importante para nós deixar um legado para a posteridade, ou pelo menos tornar o mundo um pouco melhor do que quando entrámos nele. Se não és feliz, é porque provavelmente não tens objectivos suficientemente importantes para te deixar entusiasmado(a). E não estás entusiasmado se esse sonho não te tirar o sono, ou se não te fizer saltar imediatamente do sofá, ou da cama, para fazer algo em relação a isso. Se tu achas que não vale a pena criar um plano e escrevê-lo no papel, é porque é um objectivo insignificante para ti. E se não vale sequer a pena escrevê-lo, É SÓ porque não é um sonho mas, apenas uma ilusão, uma falsa miragem. Mas se fôr um objectivo excitante, um sonho de tirar o sono, se fizeres algo em relação a isso, se o escreveres e planeares, se persistires no teu caminho, se fores fiel à tua própria palavra... então vais querer contar a toda a gente. Muitos poderão chamar-te louco(a), mas alguns, poderão ser loucos como tu e incentivar-te, aconselhar-te e até ajudar-te a concretizar esses teus sonhos. Até porque ninguém faz nada realmente importante sozinho. Lembra-te das pirâmides, da ponte sobre o Tejo, do Estádio da luz... É preciso partilhar os sonhos. Só assim o mundo avança, e só assim construimos a nossa própria felicidade. Hoje é aquele dia perfeito para tomares decisões, para criares o teu próprio "Império". Do que é que estás à espera? Sai daqui e vai ser feliz. E se quiseres partilhar este texto, talvez possas ajudar a fazer outras pessoas felizes. Eu fico! ;) Feliz Ano Novo !!


Este e outros textos em: FACEBOOK - IMPÉRIO

Comentários