O QUE É MARKETING?

Quando se fala de marketing estamos geralmente a falar de um conjunto de ferramentas destinadas a apresentar um produto ou serviço ao público (mercado) com vista a efectuar a venda do mesmo.
No fundo trata da comunicação entre a empresa e o público/ mercado.
Mas o marketing é uma área extremamente vasta pois existem muitas formas de atrair a atenção de uma pessoa para conseguir vender-lhe algo. Para além disso as empresas desejam ter sucesso.

E para isso acontecer precisam de chegar a todo o seu público e garantir a sua presença ao longo do tempo. Isso significa que necessitam de fazer coisas como:
- Estudar e Identificar o mercado
- Desenvolver estratégias de comunicação
- Chamar a atenção do público
- Sair do anonimato
- Informar/ Educar
- Promover
- Publicitar
- Fidelizar os seus clientes


Por isso dentro do marketing (online e offline) existem vários sectores, bastante distintos, que têm objectivos completamente diferentes (ainda que globalmente o objectivo seja contribuir para vender produtos ou serviços). 
E é por isso que quando pensamos em fazer marketing, precisamos de saber especificamente qual destas coisas queremos fazer. Eis alguns termos que podem ajudar:

GESTÃO DE MARCAS (BRANDING) – Trata de tudo o que se relaciona com a criação e desenvolvimento de uma marca, nomeadamente a criação do nome, logotipos, imagem global, identidade, valores associados, etc...

PUBLICIDADE – Tem como principal função chamar a atenção do público para a empresa, o produto, um evento, uma promoção, etc… Utiliza normalmente os meios de comunicação social (Tv, rádio, cinema, jornais, revistas…) mas pode optar por todos os meios e superfícies onde se possa colocar um anúncio.

GERAR “LEADS” - “Lead” é uma expressão anglo-saxónica que podemos talvez traduzir como “prospecto”. Prospecto é o nome que se dá a um potencial cliente. Nesse sentido gerar “leads” significa atrair potenciais clientes, mais ou menos qualificados que, poderão ter interesse em comprar o nosso produto.

MEDIA SOCIAL (Social media) - Refere-se à comunicação entre uma pessoa ou empresa com o seu público (audiência/ clientes), utilizando as várias redes sociais virtuais que hoje existem. Comunicam nestes meios utilizando texto, imagem, vídeo e/ou som.

MARKETING DE CONTEÚDO - É algo que existe pelo menos desde o século XIX e, refere-se à ideia de atrair e fidelizar clientes, criando e distribuindo de forma consistente, informação relevante e de qualidade, para uma determinada audiência.

Estas e outras actividades dentro do marketing requerem conhecimentos diferenciados e por isso mesmo que alguém seja bom numa destas actividades não significa que seja bom nas outras. E é muito raro senão impossível que alguém seja bom em todas as formas de marketing, por ser algo tão vasto.

É como tudo na vida. Há pessoas que preferem escrever e-mails e/ou artigos com conteúdo, outras preferem fazer vídeo ou fotografia, e outras preferem comunicar por voz em rádio, podcast ou telemarketing. E normalmente quando gostamos de algo temos tendência em fazê-lo melhor. Isto significa que não existe uma forma melhor do que outra para fazer marketing mas, devemos encontrar aquela que melhor funciona com a nossa audiência e com o meio que estamos a utilizar.

E se formos nós a fazer o nosso próprio marketing, devemos estudar e focar-nos apenas numa ou duas coisas de cada vez, porque é possível ter excesso de informação e nesse caso acabamos por não conseguir resultados satisfatórios em coisa nenhuma.


Este e outros artigos em:

Comentários