Quanto Dinheiro É "Suficiente"?

Quando acabares de ler este artigo vais odiar-me ou adorar-me.

Vais odiar-me por te dizer a verdade, e porque não vais gostar de enfrentar a realidade.

Ou...

Vais adorar-me porque ao saberes qual é a verdade, tens a hipótese de fazer algo em relação a isso.

Se perguntares a alguém quanto é que gostaria de ganhar, provavelmente vais ouvir algo do tipo:
- “Só quero ganhar o suficiente para pagar as despesas.”

É um objectivo compreensível. Ninguém dorme tranquilo quando existem despesas para pagar. E na cabeça da grande maioria das pessoas, esse valor situa-se algures entre os 600 e os 1 000 euros por mês.

Mas será que 1 000 euros são “o suficiente”? E que critérios definem esse valor?
Na minha opinião “o suficiente” deve garantir critérios mínimos de qualidade de vida, saúde, independência e liberdade de escolhas.
Mas esses critérios mínimos diferem de pessoa para pessoa.

Alguns desses elementos são:
1- Qualidade de vida: Água, comida, habitação, transporte, roupa, calçado, electricidade, gás e telecomunicações.

2- Saúde e higiene pessoal: cuidados mínimos de saúde, dentista, consultas médicas de rotina, shampoo, pasta de dentes e fio dentário, lâminas de barbear, barbeiro ou cabeleireiro, etc...

3- Independência: Todas as pessoas devem ter a autonomia e a capacidade financeira para morar sozinhas, sejam elas solteiras, divorciadas ou viúvas.

4- Liberdade de escolhas: Poupanças, férias, internet, canais de televisão privados, passatempos, vinho, tabaco (e outros vícios), automóvel, desenvolvimento pessoal, ginásio.

Ora, se analisarmos os vários elementos que conclusões podemos tirar?

600 euros são suficientes para uma pessoa que more sozinha, garantir os mínimos de qualidade de vida, saúde e higiene pessoal?
Talvez!
Mas dificilmente essa pessoa vai conseguir ter um automóvel, frequentar um ginásio, tirar um curso superior, ou pior que tudo isso poupar para algum imprevisto, para a reforma ou para um problema de saúde.

Claro que é possível sobreviver sem essa liberdade de escolhas. A questão é: até que ponto queremos viver com restrições e sem possibilidades de escolha, ou se conseguimos ser felizes com o receio constante de que algum imprevisto aconteça.

Então e será que 1 000 euros são suficientes?

Supondo que a Segurança Social e o IRS já estão fora das contas, 1 000 euros já permitem garantir com alguma tranquilidade os três primeiros critérios, e com muita disciplina é possível a médio prazo poupar o suficiente para comprar um automóvel ou frequentar um curso superior.

Mas com 1 000 euros é impossível poupar o suficiente para manter o rendimento mensal após a reforma. E é principalmente nessa fase da vida que surgem os maiores problemas de saúde que requerem mais atenção e mais custos.

Então qual é o valor “suficiente”?

O valor suficiente depende do nível de vida que desejamos ter hoje e principalmente no futuro.
Então é preciso responder a duas questões:

1º- Quanto é que eu preciso ganhar para ter o nível de vida que realmente quero ter?

2º- Quanto é que eu preciso poupar para manter o nível de vida desejado quando me reformar?


Exemplo para uma pessoa de 26 anos (A idade de reforma é agora aos 66 anos):
Objectivo: “Eu preciso de 1 000 euros para ter o nível de vida que desejo”.

Se considerarmos que não existe inflação, e que poderei viver 40 anos após a minha aposentação, preciso de poupar (para além dos descontos para a segurança social) cerca de 476,5 euros por mês, durante 40 anos para manter o nível de vida que tenho hoje.

1 000 + 476,5 = 1 476,5 (Remuneração após taxas e impostos)
1 476,5 + IRS+ Seg. Social + Sobretaxa = 2 350 €
2 350 euros é aquilo que eu preciso ganhar para poder:
- Viver com 1 000 euros
- Poupar 476,5 euros todos os meses
- Receber 537,36 euros de reforma (daqui a 40 anos)
476,5 + 537,36 = 1013,86 € (Valor Total de Reforma)


E se o meu objectivo fôr 2 000 euros?

2 000 + 829,8 = 2 829,8 (Remuneração após taxas e impostos)
2 829,8 + IRS+ Seg. Social + Sobretaxa = 5 320 €
5 320 euros é aquilo que eu preciso ganhar para poder:
- Viver com 2 000 euros
- Poupar 829,8 euros todos os meses
- Receber 1 178,5 euros de reforma (daqui a 40 anos)
829,8 + 1 178,5 = 2 008,3 € (Valor Total de Reforma)

Não é bonito mas é a realidade

Claro que muita coisa muda em 40 anos. Quem sabe se existirão reformas daqui a 40 anos?!
E quem é que quer estar dependente de terceiros (neste caso o Estado Português) para poder decidir como viver a sua vida?

Mas mantém-se a questão:
Quanto dinheiro é “suficiente” PARA TI?

Dito isto...
Quem é que tu conheces que possa estar interessado(a) neste artigo?
Partilha-o!