A Grande Mentira

Apesar das muitas acusações que têm sido feitas aos portugueses nas últimas décadas, Portugal não tem um problema de produtividade. O que Portugal tem desde há muitos séculos é um problema de vendas. Ou melhor, falta de vendas. 

Um dos primeiros grandes produtos que Portugal exportou foi o Vinho do Porto, e isso apenas aconteceu quando os comerciantes ingleses se aperceberam da qualidade desse produto e iniciaram a sua comercialização a nível internacional. Hoje existem outros produtos que são reconhecidos a nível internacional mas Portugal continua a ter uma fraca reputação enquanto país de origem de produtos de alta qualidade. Porquê? 
Será que a qualidade dos produtos portugueses fica assim tão aquém do desejado além-fronteiras?
A resposta é um enorme “NÃO”.


Claro que muitos produtos podem e devem evoluir para serem bem recebidos “lá fora” e “cá dentro”, mas o principal problema é que a grande maioria dos produtos nacionais são quase desconhecidos do público nacional e principalmente do público estrangeiro. A grande maioria dos empresários foca-se demasiado na sua própria sobrevivência face à competição local e regional, e ignora que existem 7,5 biliões de pessoas no planeta, que desconhecem as suas empresas e os seus produtos. E hoje mais do que nunca, o nível de anonimato pode representar a diferença entre a falência e o sucesso das empresas, do Estado Português, e principalmente dos Portugueses.

Três questões:
1- Como é que alguém pode comprar o meu produto se não sabe que eu existo?

2- Como é que eu posso ajudar o meu cliente se não estou presente no momento em que ele precisa de mim ou do meu produto?

3- Como é que alguém pode ser meu cliente se não consegue comunicar comigo?
Estes são 3 dos principais motivos pelos quais as empresas e a economia nacional portuguesa têm dificuldade em crescer e impor-se no panorama internacional e mundial. E a dimensão da resposta a estas questões define o grau de sucesso da nossa economia.

Então e a produtividade?
Sem dúvida que a produtividade dos indivíduos e das empresas é bastante importante. Mas de que adianta ter grande capacidade produtiva sem vendas?

Por ordem decrescente de importância temos:
Vendas > Produção e entrega dos artigos ou prestação dos serviços > Melhoria da qualidade dos produtos

Nenhuma empresa sobrevive sem vendas. Aumentem-se as vendas e à medida que estas acontecerem surgirão os fundos necessários para optimizar a produção e entrega dos produtos, para aumentar salários, para aumentar as receitas do Estado e em última análise melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Dito isto...
Quem é que tu conheces que possa estar interessado(a) neste artigo?
Partilha-o!